Cabo Frio Morro da Guia a bandeira voltou




Depois de três meses de polêmica, a bandeira brasileira será hasteada novamente no mastro do mirante do Morro da Guia, um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio.

“ O Cumúlo do ridículo”... A retirada da bandeira foi determinada pelo IPHAN (Órgão do Ministério da Cultura que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro.) sob a justificativa de que o mastro e a bandeira estavam desfigurando o perfil histórico do local, que é tombado e integra o conjunto paisagístico do centro da cidade

A população se mobilizou para defender a permanência da bandeira no Morro da Guia, o ponto mais alto da cidade. O radialista Amaury Valério comandou a campanha popular:

- A bandeira nacional além de embelezar a cidade serve de ponto turístico e é o nosso símbolo maior de cidadania - disse o radialista, que conseguiu mais de 5 mil assinaturas em abaixo assinado para encaminhar ao prefeito de Cabo frio e ao IPHAN.

A imprensa local e uma TV a cabo de Cabo Frio vai transmitir ao vivo o hasteamento da bandeira.

O Morro da Guia

Conforme a lenda, havia um altar para a imagem de Nossa Senhora da Guia no Convento Nossa Senhora dos Anjos, que fica bem no pé do Morro da Guia. Porém quando colocada neste altar, no dia seguinte, pela manhã, aparecia sempre no alto do morro. Era, então, levada para baixo e recolocada no Altar, e novamente ao amanhecer aparecia a imagem no alto do morro. Após algumas tentativas frustradas, resolveram construir a Capela de Nossa Senhora da Guia, exatamente no alto do morro, e foi colocada ali a imagem da Santa, fazendo assim a sua vontade.

Após as reformas foi construído um mirante que permite ter uma vista panorâmica da cidade. Foi colocado um mastro para a bandeira do Brasil.

Durante a noite a vista é inesquecível. Vale a pena visitar.


Tem que se fazer a subida a pé, pois a entrada de veículos só é permitida para o transporte de pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Luana morreu esfaqueada pelo Ex que suicidou-se em Saquarema Rj

PM aposentado reage e mata dois bandidos

A Onça de Saquarema na Região dos Lagos do RJ