Cabo Frio e Araruama terá Programa Delegacia Legal

Dia 2 de junho de 2009, terça-feira


Autoridades estaduais ligadas ao setor de Segurança Pública se reuniram no gabinete do Prefeito Marquinho Mendes em Cabo Frio, para discutir a implantação do Programa Delegacia Legal nos municípios de Cabo Frio e Araruama.
Estiveram presentes ao encontro, o Prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes; a Vice-Prefeita, Delma Jardim; o Prefeito de Araruama, André Mônica; o Sub-Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rodolfo Waldeck; o Sub-Chefe do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Cézar Calixto; o Chefe de Polícia Civil do Interior, Antônio Carlos; o delegado da 126ª Delegacia de Polícia (DP), Daniel Bandeira; e o Secretário da Ordem Pública de Cabo Frio, Gilson da Costa.

A pauta principal do encontro foi a negociação dos locais onde serão implantadas as delegacias legais de Cabo Frio e Araruama, os dois municípios que hoje mais sofrem com o sistema penitenciário na Região dos Lagos, e a definição da Casa de Custódia, que tem o objetivo de abrigar os presos que, atualmente, superlotam as delegacias destas cidades.
Segundo Rodolfo Waldeck (Sub-Chefe da Polícia Civil, em Cabo Frio) - O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, definiu que será construído no local onde hoje funciona a 126ª Delegacia um complexo que terá delegacia para mulheres, IML, Delegacia de Acervos Cartográficos, dentre outras estruturas necessárias para resolver a questão carcerária que se mostra problemática – explicou Waldeck, afirmando que a Prefeitura de Cabo Frio doará a área para instalação do complexo e a construção do projeto virá com repasse do Governo do Estado.

Para o Prefeito Marquinho Mendes, a implantação do projeto em Cabo Frio dará mais segurança à população e mais organização ao sistema penitenciário do município. destacando que a próxima reunião ocorrerá dentro de dez dias, em Araruama, com o objetivo de se discutir a implantação da Casa de Custódia e para o anúncio da localização da delegacia legal naquele município.
De acordo com o Prefeito de Araruama, André Mônica, a meta é distanciar a penitenciária do centro da cidade. - Araruama e Cabo Frio, pelo tamanho do território e população, são as cidades que mais sentem os efeitos negativos da superlotação das penitenciárias. Estamos buscando juntos viabilizar e identificar áreas para amenizar este problema, principalmente, por termos cadeias localizadas nos centros urbanos. - Esta é a nossa preocupação – destacou André Mônica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lucimar venceu em Saquarema

Corpo de Sophia encontrada no lixo com 35 facadas

Suposto miliciano preso em casa de luxo em Araruama. Rj