Cabo Frio e Araruama terá Programa Delegacia Legal

Dia 2 de junho de 2009, terça-feira


Autoridades estaduais ligadas ao setor de Segurança Pública se reuniram no gabinete do Prefeito Marquinho Mendes em Cabo Frio, para discutir a implantação do Programa Delegacia Legal nos municípios de Cabo Frio e Araruama.
Estiveram presentes ao encontro, o Prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes; a Vice-Prefeita, Delma Jardim; o Prefeito de Araruama, André Mônica; o Sub-Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rodolfo Waldeck; o Sub-Chefe do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Cézar Calixto; o Chefe de Polícia Civil do Interior, Antônio Carlos; o delegado da 126ª Delegacia de Polícia (DP), Daniel Bandeira; e o Secretário da Ordem Pública de Cabo Frio, Gilson da Costa.

A pauta principal do encontro foi a negociação dos locais onde serão implantadas as delegacias legais de Cabo Frio e Araruama, os dois municípios que hoje mais sofrem com o sistema penitenciário na Região dos Lagos, e a definição da Casa de Custódia, que tem o objetivo de abrigar os presos que, atualmente, superlotam as delegacias destas cidades.
Segundo Rodolfo Waldeck (Sub-Chefe da Polícia Civil, em Cabo Frio) - O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, definiu que será construído no local onde hoje funciona a 126ª Delegacia um complexo que terá delegacia para mulheres, IML, Delegacia de Acervos Cartográficos, dentre outras estruturas necessárias para resolver a questão carcerária que se mostra problemática – explicou Waldeck, afirmando que a Prefeitura de Cabo Frio doará a área para instalação do complexo e a construção do projeto virá com repasse do Governo do Estado.

Para o Prefeito Marquinho Mendes, a implantação do projeto em Cabo Frio dará mais segurança à população e mais organização ao sistema penitenciário do município. destacando que a próxima reunião ocorrerá dentro de dez dias, em Araruama, com o objetivo de se discutir a implantação da Casa de Custódia e para o anúncio da localização da delegacia legal naquele município.
De acordo com o Prefeito de Araruama, André Mônica, a meta é distanciar a penitenciária do centro da cidade. - Araruama e Cabo Frio, pelo tamanho do território e população, são as cidades que mais sentem os efeitos negativos da superlotação das penitenciárias. Estamos buscando juntos viabilizar e identificar áreas para amenizar este problema, principalmente, por termos cadeias localizadas nos centros urbanos. - Esta é a nossa preocupação – destacou André Mônica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Luana morreu esfaqueada pelo Ex que suicidou-se em Saquarema Rj

PM aposentado reage e mata dois bandidos

A Onça de Saquarema na Região dos Lagos do RJ