Cabo Frio sem prefeito de novo
Cabo Frio sem prefeito, que foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ).
O presidente da Câmara de Vereadores, Alfredo Gonçalves (PPS), não assumiu o cargo nesta segunda-feira. Numa sessão rápida, que frustrou muita gente que se amontoava no plenário da instituição e aguardava do lado de fora, Gonçalves leu o oficio do TRE-RJ com a decisão e o encaminhou ao departamento jurídico da Câmara, para análise.
A ordem era para que ele assumisse o cargo e desse posse a Alair Corrêa (PMDB), segundo colocado nas eleições realizadas em 2008.
Nesta terça-feira, na Câmara, a sessão durou apenas 25 minutos.
- Eu não posso dar posse a ninguém que não foi diplomado e nem posso dar posse a ninguém que seja deputado - disse Gonçalves, referindo-se a Alair, que é deputado estadual. - Até agora, não recebi qualquer certidão da Justiça. Só um ofício, com teor muito pequeno do que deveria fazer. Não recebi cópia e não tenho instrumentos para fazer prevalecer aquilo que decisão judicial determina.
Ele contou ainda que já enviou um ofício ao cartório eleitoral e afirmou que fará tudo com muito cuidado:
- Temos que pensar na cidade. As ações do governo continuam.
Nada vai parar. Saúde, educação, projetos sociais...
Gonçalves pediu desculpas a todos pelo forte cheiro de tinta que tomava conta do ambiente, uma vez que a entrada principal da Câmara acabara de ser pintada. - Por esse motivo, a sessão foi rápida - justificou.
Ele disse ainda que um advogado está tentando suspender, no TRE-RJ, a cassação de Marquinho Mendes.
Juiz determina que a posse do novo prefeito de Cabo Frio será na quinta - feira.
O juiz Carlos Sérgio dos Santos Saraiva decidiu na noite desta terça-feira atender ao pedido do presidente da Câmara Municipal, Alfredo Gonçalves, para ser empossado quinta-feira, no lugar de Marquinhos Mendes (PMDB), que foi cassado por Saraiva por crime eleitoral.
Assim que assumir a prefeitura, Gonçalves vai, de acordo com a decisão judicial, transferir o cargo para o segundo colocado nas eleições, o deputado estadual Alair Corrêa (PTB), que vai renunciar ao cargo de deputado na quinta-feira.
O advogado de Marquinho Mendes, Carlos Magno, impetrou recurso no TRE-RJ com pedido liminar para manter Mendes no cargo até o julgamento da ação, proposta pelo Ministério Público.
Na prática, até a posse de Gonçalves a principal cidade da Região dos Lagos está sem prefeito.
Comentários